Alentejo Pioneiro

Entre 1997 e 1999 tive a honra de presidir ao PROALENTEJO – Programa Integrado de Desenvolvimento do Alentejo, primeira e única experiência de desconcentração regional transversal ocorrida no atual ciclo democrático.

Muitas coisas foram semeadas por esse programa. Uma delas foi a criação do Alentejo Digital, iniciativa pioneira à escala nacional e europeia e que depois se multiplicou, com outros formatos induzidos pela inovação tecnológica, em milhares de projetos de territórios e cidades digitais por toda a Europa e por todo o mundo.

Do ponto de vista dos princípios e do conceito base o Alentejo foi pioneiro. O Alentejo Digital antecipou a tendência de digitalização da nossa sociedade e constituiu um programa consistente contra a exclusão digital e visando promover o acesso universal às tecnologias e aos conteúdos da sociedade do conhecimento e da informação, na mesma linha que se considera um princípio fundamental das sociedades modernas o acesso universal à água, à eletricidade, à educação, à justiça ou à saúde.

Foi por isso com grande satisfação que recebi a escolha dos meus colegas do Parlamento Europeu para ser o relator da iniciativa WIFI4UE (acesso sem fios à Internet na UE), um programa inovador que visa dar um novo impulso no acesso universal dos cidadãos europeus às redes e aos serviços digitais.  Vinte anos depois do Alentejo Digital, o contexto tecnológico é completamente diferente, mas os ideais, os princípios e os objetivos permanecem os mesmos. Levar os benefícios da sociedade da informação e do conhecimento ao maior numero possível de pessoas . Combater a exclusão e a manipulação. Melhorar o acesso aos serviços públicos. Incrementar as comunidades de partilha.

No seu inicio o programa mobilizará 120 milhões de euros e visa ligar 6 a 8 mil comunidades. Mas tal como no Alentejo Digital estou convicto que este é só o passo de arranque. Uma nova era no acesso dos cidadãos europeus à internet e aos serviços digitais vai começar.    

No Alentejo Digital foi posta em pratica uma modalidade inovadora de ligação entre especialistas em tecnologias e os cidadãos menos preparados para usar essas tecnologias, que podiam obter apoio personalizado para tirar partido dos serviços e dos dados disponíveis.

Gabinetes do Alentejo Digital foram instalados na generalidade dos Concelhos Alentejanos e nalgumas freguesias.  Muitos dos jovens aí colocados para darem rosto humano ao projeto, tornaram-se os grandes animadores digitais nas suas terras. Alguns ainda aí permanecem ainda que com outras funções.

No WIFI4EU será uma modalidade simplificada de aprovação e envolvimento das comunidades que vai ser testada. Um sistema de aprovação simples, com financiamento total e possibilidade de parcerias para aumentar o impacto. Um programa de nova geração para todas as gerações. Como foi, a seu tempo o Alentejo Digital.


Comentários
Ver artigos anteriores...