País Tecnológico

Está a decorrer dia 7 e termina amanhã na FIL / Parque das Nações em Lisboa a 2ª Mostra Portugal Tecnológico, numa organização da Associação Industrial Portuguesas (AIP) em articulação com várias instituições públicas e privadas e sob a égide do Plano Tecnológico.

A Mostra Portugal Tecnológico que foi no ano passado um enorme sucesso demonstrativo do potencial das soluções tecnológicas desenvolvidas e disponíveis em Portugal, aumentou este ano a sua ambição e evidencia também as estratégias de eficiência colectiva já reconhecidas (pólos de competitividade e “clusters”) e as dinâmicas de inovação de base regional. Nesta segunda edição da Mostra Portugal Tecnológico fica bem evidenciada a dinâmica alargada do País Tecnológico.

Esta dinâmica de inovação e de rede é um exemplo duma tipologia de agenda inspiradora que é crucial alargar a todo o espaço europeu, sobretudo agora que, com o caminho mais livre para a ratificação do Tratado de Lisboa, a União se tem que focar na competitividade e na capacidade de afirmação global da sua economia e do seu modelo social.

O Pais Tecnológico é fruto duma aplicação determinada da Estratégia de Lisboa em Portugal. No Plano Europeu debate-se agora a Estratégia de Lisboa pós -2010. Do meu ponto de vista esse tema é o mais importante desafio que se coloca à UE e a sua prioridade natural, uma vez que esteja ultrapassado o constrangimento institucional.

Definir uma Estratégia de Competitividade e Coesão no horizonte de 2020, reflectir sobre o posicionamento da União no horizonte de 2030 e pensar o mundo no horizonte de 2050 são e linhas de convergência que ajudarão a reforçar a União Europeia e a enquadrar resultados para as pessoas e para as comunidades.

Resultados é o que se pode e deve ver na Mostra País Tecnológico, cujo acesso é gratuito e aberto a todos os puderem passar pela FIL hoje ou amanhã entre as 11 e as 21 horas.

PS: Mais informações sobre a Mostra Portugal Tecnológico disponíveis em www.portugaltecnologico.fil.pt
Comentários
Ver artigos anteriores...