Metáfora da Vida

Desde 4 de Agosto que convivo com uma alegre rouquidão! Nesse dia o Sporting garantiu a passagem à segunda eliminatória da Liga dos Campeões. A exibição do Sporting foi paupérrima mas no último segundo a bola entrou aos trambolhões na baliza dos holandeses! Noventa e quatro minutos de frustração e desilusão desembocaram numa alegria imensa. Não contive um grito que deve ter sido ouvido pela vizinhança. O Sporting tinha acabado de passar à eliminatória seguinte da Liga dos Campeões. Com muita sorte, mas passou!

Agora mais a frio analiso o que aconteceu. É verdade que o Sporting não mereceu aquele momento, mas o adversário fez tudo para que ele acontecesse. O jogo que ficará marcado por ter sido decidido por um golo com a ajuda da cabeça do guarda-redes foi uma metáfora da vida.

Os holandeses do Twente entraram a marcar. Controlaram o jogo e estontearam o adversário, mas em vez de porfiar até garantir a eliminatória resolveram gastar os últimos minutos em defesa porfiada, lesões simuladas, perda de tempo. Expuseram-se ao acaso e à sorte e a sorte e o acaso fizeram das suas! A bola entrou na sua baliza e perderam tudo no último momento.

A vida jogada á defesa pode levar algumas vezes á vitória, mas é um desperdício de luz e de energia. O caso recente das listas eleitorais do maior partido da oposição é um bom exemplo. Foi tudo escondido até ao último momento, mas quando a verdade se revelou a fractura ficou exposta!

O mesmo acontecerá com o programa eleitoral do PSD. Ninguém o revela. Quem pode chuta para canto. Arriscam-se a que no momento da verdade um qualquer “Patrício” suba à área e dê o golpe de misericórdia! Lá terei eu que gritar “golo” outra vez e ficar rouco!

Há coisas na vida que se repetem sem que delas se retirem as lições evidentes. Tudo o que pode correr mal, acaba por correr mesmo mal, mais cedo ou mais tarde. O Twente felizmente não acreditou nesta máxima. O PSD parece também não acreditar. É lá com eles. Eu trato da minha rouquidão sem ressentimento!
Comentários
Ver artigos anteriores...