Visto de Casa 11/04

Já tomei um expresso. É das primeiras coisas que faço todas as manhãs.  Como é Sábado devia ir comprar o Expresso, mas o Expresso saiu ontem e já o comprei. Hoje não há expressos, nem para Lisboa nem para lado nenhum. Estamos expressamente plantados no nosso Concelho, aprofundando as raízes. Teremos que reaprender a voar quando o vento voltar a estar de feição.

Fiz o propedêutico no final da década de setenta do século XXAlguém ainda se lembra do propedêutico? Passava na televisão da casa dos meus pais. O horário dependia das disciplinas e terminava normalmente antes da novela (Escrava Isaura) e das notícias das13h.

O ano propedêutico funcionou na transição entre o serviço cívico criado com a revolução de 25 de Abril e a introdução do 12º ano, sob o formato de telescola para qualificação e seleção para o acesso ao ensino superior.Os exames intermédios e finais foram presenciais e feitos nos liceus e escolas técnicasMemórias de outros tempos.

A telescola vai voltar à antena, simbolicamente na TV Memória, como parte do pacote apresentado pelo governo para completar o ano letivo nas condições de exceção em que vivemos. As reações moderadas dos representantes dos professores e das famílias indiciam que houve bom senso na escolha feita. Boa aprendizagem.

A solução possível de recurso, dá ainda mais importância a uma questão estrutural. Nos dias de hoje, já não são aceitáveis as desigualdades no acesso às redes e aos conteúdos digitais que prevalecem na sociedade portuguesa e em particular, no ângulo com que estou a analisar o tema, na escola pública.  

O acesso à internet de alta qualidade, na escola e em casa, com tudo o que isso implica de formação e de equipamento, tem que ser universal na escola pública, para alunos, professores e funcionários. Façamos acontecer.

Nas minhas funções como parlamentar europeu coube-me ser o relator da iniciativa WIFI4EU. O programa,dotado de 120 milhões de Euros de financiamento, já beneficiou 254 dos 308 municípios portugueses e visa levar a internet gratuita de alta qualidade aos espaços públicos de toda a União. 

No seu lançamento enfrentou algumas barreiras burocráticas, mas estava agora a ser aplicado em velocidade de cruzeiro (a quarta chamada, para possíveis candidaturas dos municípios ainda não contemplados foi adiada por cauda da pandemia, injustificadamente do meu ponto de vista, o que me motivou a fazer uma pergunta escrita prioritária ao Comissário Thierry Breton, de que aguardo resposta). 

O WIFI4EU é um programa que pode ser facilmente alargado e enriquecido com um sistema de autenticação única para acesso a conteúdos de interesse geral ou especializado, ajudando a reduzir a exclusão digital, a combater a manipulação da informação e a estruturar um portal europeu de serviço público. Continuarei a bater-me pela sua implementação plena.

O relatório de ontem da DGS mostrou que o númerode infetados com o coronavírus cresceu a uma taxa que rompeu marginalmente o nível dos 10%. Foi um solavanco no planalto. Que sirva para ficarmos todos cientes que ainda não é tempo de acelerar. A decisão anunciada pelo Presidente da República de que vai propor a extensão do Estado de Emergência até 1 de maio é um sinal disso mesmo. Até amanhã, com muita saúde para todos. 




Comentários
Ver artigos anteriores...