INOVEXPORT

A primeira medida aprovada em Conselho de Ministros pelo actual governo foi o Inovjovem, um programa que visava integrar 1000 jovens recém-licenciados nas áreas da gestão, da economia e da engenharia em PME.

Este programa foi um sucesso tão grande que o tecto foi sendo sucessivamente alargado até atingir hoje quase 5000 jovens. A dinâmica criada fará com que ele continue certamente por muitos anos a formar e a integrar jovens licenciados no nosso tecido empresarial, prosseguindo também o seu papel seminal na criação de outros programas de elevado sucesso de que o Inovcontacto é o melhor exemplo.

O programa de governo recentemente apresentado pelo PS propõe uma medida cujo âmbito e potencial se assemelha muito ao Inovjovem e pode ter na próxima legislatura o papel catalisador e mobilizador que esta medida teve na actual.

Refiro-me ao programa Inovexport cujo objectivo de partida é seleccionar 1500 jovens recém-licenciados, dar-lhe formação especializada em vendas em contexto internacional e colocá-los em PME como técnicos de vendas com ambição global.

Num momento em que a internacionalização é a chave de sucesso para a economia nacional e sobretudo para as suas PME e em que infelizmente tantos jovens recém-licenciados em áreas da gestão e afins estão com dificuldade em entrar no mercado de trabalho, esta medida tem um elevado potencial e é de grande importância.

Em complemento ela fará também, como aconteceu com o Inovjovem, que as nossas universidades e centros de formação avançada se especializem em ensinos pragmáticos e assertivos de preparação de Jovens quadros para actuarem no mercado, com ganhos de realização pessoal e para as empresas em que se integram. Permitirá também tirar o melhor partido da academia do conhecimento recentemente criada pela Agência para a Internacionalização e o Comércio Externo (AICEP).

O Inovexport é uma grande ideia e uma grande oportunidade para os nossos jovens qualificados e para as PME. Uma oportunidade a legitimar e a não perder.
Comentários
Ver artigos anteriores...