Alianças para o Futuro
A Universidade de Évora (UE) noticiou com justificado júbilo a aprovação pela Comissão Europeia do plano de trabalho da “EU GREEN” - Aliança de Universidades Europeias para a sustentabilidade, o crescimento responsável, a educação inclusiva e o ambiente, que integra 9 universidades, entre elas a histórica e reconhecida academia alentejana.
Esta aliança é uma das alianças transnacionais de Universidades Europeias financiadas para o próximo quadriénio, cabendo à EU GREEN um financiamento global de 14, 4 Milhões de Euros. Na comunicação somos informados que a Aliança agora financiada, liderada pela Universidade da Extremadura (Espanha), integra além da Universidade de Évora, também Instituições de Ensino Superior da Suécia, Polónia, Itália, França, Alemanha, Irlanda e Roménia e pretende “implementar uma estratégia concertada para a formação de cidadãos e para o desenvolvimento de investigação inovadora que contribua para uma evolução favorável dos ecossistemas locais e /ou regionais”. Nas palavras da Reitora da UE, Hermínia Vilar, o facto de a Aliança integrar Instituições de média dimensão situadas em regiões relativamente periféricas aumenta a “consciência dos desequilíbrios territoriais” o que levará o consórcio a defender um “modelo baseado na excelência distribuída, em que cada cidade e região da Europa tem um papel a desempenhar”.
A visão lúcida exposta nos propósitos da Aliança e nas palavras da reitora da UE, será reforçada se a ação for articulada com outras alianças e programas transnacionais em que o território está envolvido através das suas instituições e ou centros de conhecimento. Exemplo disso é a evidente complementaridade com o Programa Auroral liderado pelo Alentejo através da sua Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, que alia 10 Países Europeus e tem um financiamento aproximado de 16 milhões de Euros para o desenvolvimento de comunidades rurais inteligentes.
A convite do seu Editor, o Professor da UE Paulo Neto, fui recentemente editor convidado de um numero especial de revista científica “Public Policy Portuguese Journal” (Revista Portuguesa de Políticas Públicas) sobre o tema das Políticas Públicas na era digital - Desafios para os territórios de baixa densidade. Nela se abordamconceitos e práticas para gerar massa crítica para o desenvolvimento sustentável e ocrescimento responsável e inclusivo nesta tipologia de territórios. É preciso fazer confluir ideias e projetos para que juntos sejamos capazes de construir uma sólida aliança para o futuro da nossa terra.