Valorização e Vacinação
Portugal é um País de média dimensão, com grande visibilidade e reconhecimento global em vários domínios, alguns radicados na sua história, mas muitos outros refletindo o presente. Ao mesmo tempo, convive também com grandes assimetrias e obstáculos que dificultam um desenvolvimento mais harmonioso e potente de toda a sociedade.
Há múltiplos estudos nacionais e internacionais, das mais diversas escolas de pensamento, que analisam como se forma, multiplica e consolida a riqueza das nações.Na grande maioria deles, a educação, a qualificação das pessoas e a organizaçãoeconómica e social surgem entre as variáveis chave para a produtividade e a sustentabilidade, ou seja, para a valorização do potencial dos territórios e das comunidades.
Foi uma boa conjugação destas variáveis que tem permitido que o desempenho de Portugal na vacinação contra a covid19 tenha vindo a ser um dos mais eficazes e rápidos à escala global, quando se consideram as percentagens da população coberta e a cadência a que isso tem sido conseguido.
O processo de vacinação, além da importância que teve e vai continuar a ter para salvar vidas, pode e deve ser também inspirador para outros grandes desafios que teremos que enfrentar. O seu sucesso baseou-se na confiança que em todo o processo foi transmitida pela equipa que o conduziu e pelos profissionais de saúde que o aplicaram no terreno, bem como na qualidade da resposta global do serviço nacional de saúde em complemento com outras instituições e organizações do sistema de saúde e dos sistemas adjacentes.
Conjugaram-se na aplicação da estratégia, o conhecimento e a qualificação dos profissionais com o reconhecimento das populações, que na sua esmagadora maioria aderiram e aceitaram vacinar-se.
Ao conhecimento e qualificação juntou-se a organização, a capacidade logística, a gestão de oportunidades, a multiplicação de contributos para facilitar o acesso das pessoas à vacina, com uma grande mobilização das estruturas competentes do governo, das autarquias, das organizações sociais e das empresas contratadas para prestar os serviços necessários.
O “ranking” da vacinação não é o único em que Portugal ocupa lugares cimeiros à escala global. Somos dos países mais seguros do mundo, com maior atratividade turística e com melhor disponibilização de serviços públicos online, para selecionar apenas alguns exemplos e não recorrer à dimensão desportiva. Podemos ambicionar fazer melhor em cada vez mais áreas chave para o nosso bem-estar comum. O exemplo da vacinação é uma prova disso.